A quem se destina

O Departamento de Ação Social destina-se exclusivamente a Colaboradores e ex-Colaboradores da Auchan Retail Portugal e respectivos agregados familiares, desenvolvendo ações de carácter social, educativo e lúdico.

Tem como Missão “Melhorar a Qualidade de Vida dos Colaboradores da Auchan Retail Portugal, desenvolvendo ações de carácter social que lhes permitam ser parte integrante de uma sociedade mais justa, sustentável e onde as principais necessidades de cada um sejam garantidas.”

Deste Departamento fazem parte assistentes sociais e psicólogos que, em conjunto com a rede de voluntários da empresa (Delegados da Fundação e outros), intervêm em todo o Universo da Auchan Retail Portugal.

Apoio Social

Através de acompanhamento individualizado, a equipa de ação social presta apoio psicossocial e socioeconómico aos colaboradores e suas famílias, respondendo às suas necessidades específicas.

Intervém em situações de vulnerabilidade, capacitando-os para a minimização e resolução dos seus problemas.

Atua em 3 áreas:

Apoio Familiar

Alimentar (Cartões Oferta para aquisição de bens alimentares de 1ª necessidade);

Habitação (Comparticipação em rendas, comparticipação em despesas de casa, etc.);

Apoio Saúde

Apoio médico complementar ao Seguro de Saúde (comparticipação em consultas e exames), medicação, etc.

Ajudas técnicas de saúde.

Informação, Orientação e Encaminhamento

Informação sobre direitos/deveres e serviços existentes, quer particulares quer do Estado, e possível encaminhamento para Instituições de Apoio Social local ou especializadas na problemática identificada.

Apoio para necessidades de saúde especiais

Este apoio destina-se a comparticipar mensalmente os custos associados a terapias e frequência de estabelecimento de ensino especial, para crianças e jovens filhos de colaboradores, até aos 18 anos.

Apoio para creche, jardim de infância e atividades de tempos livres

Mensalmente são comparticipados os custos associados à frequência  de Creche, Jardim de Infância e ATL (1º e 2º ciclos), de filhos de colaboradores.

Este apoio tem a duração de 11 meses e é atribuído de acordo com o rendimento anual per capita do agregado.

Apoio para início de ano letivo

Atribuição de apoio financeiro através de cartão oferta, destinado à aquisição de livros e material escolar, vestuário e calçado dos filhos dos colaboradores que frequentem a escolaridade obrigatória. O valor do apoio é definido de acordo com o rendimento do agregado familiar e o ano de escolaridade que a criança/jovem irá frequentar.

Prémio de mérito

Os Prémios de Mérito pretendem reconhecer o excelente desempenho académico dos filhos dos colaboradores e são atribuídos aos 5 melhores alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Cada Prémio de Mérito é constituído por um diploma simbólico e um Cartão Oferta a ser utilizado nas lojas Auchan.

Bolsas de ensino superior

Com o intuito de apoiar os estudos superiores dos filhos dos colaboradores são atribuídas anualmente Bolsas de Ensino Superior. É ainda atribuída uma Bolsa de Mérito ao candidato com a classificação mais elevada obtida no ensino secundário. As bolsas consistem na atribuição de uma verba mensal durante 10 meses, por ano letivo.

Campos de férias

Anualmente, são realizados, em parceria com uma entidade externa, campos de férias de Verão, com duração de uma semana, dirigidos aos filhos de colaboradores entre os 6 e os 16 anos. Com esta ação pretende-se proporcionar novas experiências e aprendizagens, promovendo a ocupação saudável dos tempos livres.

Bancos de equipamentos

O Banco de Equipamentos pretende dar resposta a necessidades específicas e temporárias dos colaboradores e dos seus familiares diretos. O banco é constituído por ajudas técnicas – empréstimo de cadeira de rodas, canadianas – e também por pequenos eletrodomésticos. São igualmente postos à disposição dos colaboradores, equipamentos de bebé/criança (berços, banheiras, cadeiras auto e carrinhos), doados por colegas que já não necessitam deles.