Projeto educativo
Enquadramento Pedagógico
A construção social da aprendizagem e do desenvolvimento individual da Criança, situado no contexto das diversas influências culturais e sociais;
A Criança desenvolve aprendizagens quando está integrada pela Família e Comunidade; mostra espontaneamente interesse em comunicar, explorar, interagir e aprender com o seu meio envolvente; constrói os seus próprios conhecimentos e conceções da realidade a partir da experiência, ao mesmo tempo que vai descobrindo e expressando os seus interesses e motivações.
A importância da qualidade das interações do adulto no desenvolvimento e aprendizagem da Criança;
Para estimular a sua aprendizagem, a Criança necessita da presença e apoio consistente de um adulto. Este, garante a cada uma a segurança pessoal (física) e o bem-estar emocional (sentimento de pertença, ser amada), fundamental para manter o desejo inato de agir, comunicar e assim desenvolver as suas competências.
A Criança desenvolve-se e aprende quando interage com adultos interessados, responsivos e criativos, que a encorajam a participar de forma ativa nas diversas situações do seu quotidiano.
O desenvolvimento e a aprendizagem são vertentes indissociáveis;
A Criança apresenta um rápido desenvolvimento a nível físico, cognitivo e sócio emocional. Envolve-se e aprende de uma forma mais efetiva quando está intrinsecamente motivada e quando as experiências de aprendizagem são relevantes, têm sentido e refletem a natureza da sua aprendizagem.
As competências da Criança enquanto ser único, ser pensante;
A Criança confia naturalmente nas suas capacidades (para investigar e apropriar-se do mundo que as rodeia, para comunicar com os outros) e apresenta uma progressiva consciência de Si, enquanto seres únicos com identidade própria, capazes de pensar e realizar ações intencionais.
A organização e qualidade do ambiente educativo;
A Criança depende do adulto na organização de um contexto de vida estimulante que permita uma aprendizagem ativa. Aprende quando o meio ambiente é flexível, acessível e rico em diversidade de experiências, de oportunidades de escolha, permitindo pontos de partida múltiplos para o desenvolvimento e a aprendizagem.
O envolvimento da Criança em situações de jogo.
A Criança dá sentido a experiências sensório motoras e através destas constrói atributos e relações. É fundamental a existência de um ambiente no qual cada uma se reconheça, se envolva enquanto sujeito decisor no processo educativo, e que seja adaptável aos seus interesses e necessidades.