• 1993

A Fundação Pão de Açúcar – Auchan, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), foi criada em 1993 por 115 colaboradores, quadros do então Grupo Pão de Açúcar, com o objectivo de “promover o espírito de solidariedade e cooperação entre os Colaboradores do Grupo”. Esses quadros médios e superiores do Grupo reuniram vontades, investiram e asseguraram o apoio da Empresa, que se revia nos objetivos definidos, também eles compatíveis com a sua política de Recursos Humanos e com as suas preocupações sociais.

• 1996

Em 1996, com a aquisição do Pão de Açúcar pelo Grupo Auchan, a Fundação viu o seu papel social inovador ser reconhecido também por este Grupo que acolheu o projecto, assegurando desta forma os meios necessários para prosseguir os apoios na área social. O nome da instituição evoluiu, então, para Fundação Pão de Açúcar- Auchan.

• 2008

O ano de 2008 marcou o início de uma nova era na vida da Fundação, com a decisão de alargamento do âmbito da sua actuação, através da criação de Equipamentos Educativos – Creches e Jardins de Infância – dirigidos aos descendentes dos Colaboradores do Grupo e, pela primeira vez, abertos também à  comunidade em geral.

• 2010

Com as respostas sociais de Creche e Jardim de Infância, em 2010 foi inaugurado o 1º Colégio Rik&Rok, junto à Auchan da Amadora no Centro Comercial UBBO. Dois anos depois, com as mesmas valências, abre o 2º Equipamento Educativo em Alfragide, situado ao lado da Auchan e Alegro de Alfragide.

Missão

A Missão da Fundação Pão de Açúcar – Auchan consiste em “Melhorar a Qualidade de Vida dos Colaboradores da Auchan Retail Portugal, das suas famílias e da Comunidade, contribuindo para a construção de uma Sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”.

Os seus compromissos e exigências alicerçam-se nos seguintes valores principais e transversais a todos e quaisquer comportamentos, relações,  projectos e actividades:  Solidariedade, Ética, Transparência, Confiança e Sustentabilidade.

Órgãos Sociais

A Fundação Pão de Açúcar-Auchan é constituída por 4 Órgãos Sociais, sendo que todos os membros que os constituem trabalham em regime de voluntariado.
O mandato dos membros dos órgãos sociais é de três anos, podendo ser sucessivamente renovado, tendo o presente tido início a 1 de Janeiro de 2023.

Conselho de Administração

Composto por 1 Presidente, 2 Vice-presidentes e 8 vogais, tem como missão geral assegurar e exercer a administração da Fundação.

Comissão Executiva

Constituída por 1 Presidente e 4 vogais, tem por competência principal definir, controlar e acompanhar a implementação das Políticas Gerais da Instituição.

Conselho Fiscal

Composto por 1 Presidente, 2 vogais, e um elemento suplente compete-lhe, entre mais, vigiar pelo cumprimento da Lei e dos Estatutos da Instituição e fiscalizar a sua administração e as contas.

Conselho Consultivo

É composto pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelos Representantes Regionais dos Delegados da Fundação. As suas competências passam por analisar a atuação da Fundação e as aspirações dos Colaboradores em relação à mesma, apresentando as propostas que considere oportunas ao Conselho de Administração.

Os Delegados da Fundação são Colaboradores eleitos pelos seus colegas em cada local de trabalho da Auchan Retail Portugal e que, voluntariamente, disponibilizam parte do seu tempo livre para divulgar e apoiar as ações desenvolvidas pela Fundação.